A melhor parte da imigração
Para este artigo, escolhi uma música para edificar sua alma. Te convido a escutar essa canção enquanto lê o artigo. Vai por mim, vai te fazer bem 😉 Clique aqui se você quiser ver a letra.
******
Eu imigrei para o Canadá em 2009 e, aqui, tem vários aspectos maravilhosos: desenvolvimento, oportunidades profissionais, bons salários, segurança, excelentes universidades, pessoas de diferentes culturas, eventos incríveis, máquina pública que funciona, civilidade e honestidade (em geral, porque aqui também existe corrupção).
Mas tem algo que é, para mim, indiscutivelmente; a melhor parte da imigração. E não importa o lugar, basta sair do seu país de origem e você poderá ter essa experiência.
Quando cheguei em Montreal, em novembro de 2009, eu tive muitos momentos de solidão que me levaram a reflexões profundas sobre a existência e sobre mim.
ESPIRITUALIDADE
Desde criança eu sempre busquei muito a presença de Deus. Sempre entendi que minha vida vem Dele e é para Ele. Aprendi a confiar em Deus mesmo quando nada faz sentido. E, vamos combinar, tem hora que a vida é bem absurda né? Tem hora que a gente não entende nada e se pergunta “por que está acontecendo isso comigo?”.
Pois eu quero compartilhar minha experiência com você. Nesses anos todos como imigrante, Deus NUNCA me desamparou. Quando eu achei que não ia conseguir, que não tinha mais jeito, que não tinha mais forças, Ele SEMPRE se revelou através de uma solução que aparecia do nada, uma pessoa ou através de sonhos. Sim, os sonhos falam sobre o que acontece na nossa alma. E mesmo quando eu não fazia a minha parte como deveria, Ele fazia a Dele até o final, porque Ele é fiel!
DOR NA ALMA
Talvez você esteja se perguntando, “Mas Lina, eu tenho sentido tanta dor na minha alma…. Tenho enfrentado, há tanto tempo, lutas maiores do que eu. Já não aguento mais!”.
Olha, eu não sei qual é a sua dor no momento. Talvez você já tenha imigrado e esteja enfrentando a dor da solidão e da saudade do Brasil. Talvez você esteja no Brasil e sua dor é justamente querer morar no exterior e não saber nem por onde começar.
Talvez a sua dor esteja relacionada a falta de coragem para tomar uma decisão ou por achar que não é capaz. Ah! Sua dor também pode estar relacionada por todos parecerem melhor do que você nas redes sociais e que todo mundo, menos você, é feliz.
A sua dor também pode estar ligada a falta de amor na família, seu pai ou sua mãe que te abandonaram, uma traição, um chefe que te persegue, um colega que fala mal de você. Fontes de dor é o que não falta nessa vida.
A RESPOSTA PARA A SUA DOR
A dor faz parte da existência e, quando temos um mínimo de sabedoria, ela molda o nosso caráter e nos torna pessoas melhores. Já notou que as pessoas mais interessantes e maravilhosas são aquelas que experimentaram dores profundas na alma e não deixaram o coração amargurar?
A notícia maravilhosa que eu tenho para te dar é que há CONSOLO para a sua dor. O consolo está em Deus e a receita é muito simples: vá para um lugar onde você fique sozinho. Pode ser seu quarto, no meio da natureza, na cozinha ou no banheiro. A geografia não importa. Ore em secreto. Orar quer dizer falar com Deus. Sem dogma, sem religiosidade, sem protocolo. As únicas coisas que Deus espera de você são um coração quebrantado e sinceridade.
“Mas Lina, Deus não sabe o que está passando no meu coração?” Sim meu querido/minha querida, Ele sabe tudinho tintim por tintim! Ser sincero com Deus é ser sincero com você mesmo. A verdade liberta!
Fale tudo o que estiver no seu coração, por mais terrível que pareça. Deus não te amará menos por isso. Não há nada que você faça que mudará o amor de Deus por você. Busque, na sua intimidade, a presença de Deus e Ele te visitará com Seu amor e Seu consolo. E as soluções virão, um dia de cada vez. Elas virão.
Enquanto isso, faça a sua parte. Seja excelente em tudo. Ame as pessoas. Perdoe quem te faz mal. Porque tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e Deus escolheu ser amado no próximo. Ame quem você vê.
EU NÃO SOU O QUE VOCÊ VÊ NAS REDES SOCIAIS
Eu também tenho meus momentos de dor profunda. Não pense que minha vida é o que você vê nas redes sociais. Graças a Deus, eu sou infinitamente mais do que aquilo!
E quando a dor vem, eu busco a Deus em secreto. Ninguém sabe. Ninguém vê. Mas Ele me vê e me visita com sua doce presença.
“Lina, você está ficando louca??” Não, eu sei exatamente o que eu estou falando e te convido a ter uma vida interior abundante e extraordinária independentemente das circunstâncias.
Porque VOCÊ é muito maior do que as circunstâncias!
E QUAL É A MELHOR PARTE DA IMIGRAÇÃO?
É justamente a vulnerabilidade de estar fora da zona de conforto e experimentar o amor de Deus por mim. Ver o sobrenatural acontecer. Sentir a fé crescer dentro de mim e sentir que eu posso todas as coisas. Aprender a amar quem me persegue e me sentir completamente livre porque, em mim, não há ódio e só amor! Sentir que quando sou fraca é que sou forte e que nenhuma circunstância me define.
Achou que eu ia dizer que a melhor parte é ganhar dinheiro, ter um mestrado no Canadá e ter oportunidades profissionais incríveis? Que nada! Isso tudo é muito pequeno diante do que realmente importa nessa vida: AMOR, em todas as suas manifestações.
I AM NOT AFRAID!!!! MY GOD WILL MAKE A WAY!!!
EU NÃO TENHO MEDO!!! MEU DEUS PREPARA O CAMINHO!!!
Beijo no coração!
PS.:Quer aprofundar mais no tema da dor e encontrar soluções? Recomendo esse site.
PS1.: Coloque a música de novo e proclame cada palavra! Profetiza a vida que você quer ter!
#vemserfeliznocanadá
Magnífico, você foi fantástica!
Somos fantásticos Julio 😉
Parabéns pelo artigo Lina, me chamo Filipe e vou migrar como turista no ano que vem para conhecer mais sobre esse lugar fantástico que é o Canadá .
Obrigado.
Obrigada pelo carinho Filipe! Grande beijo
Perfeito, Lina. Você foi muito feliz na sua síntese. Deus continue te abençoando.