Imigração e a Ambiguidade da Ambição
Vem comigo ler este artigo escutando essa canção que é uma declaração de amor à vida “Aimer, sans amour – Guts”. E leia a letra aqui, pois vale à pena. Essa canção é inspirada no poema “Os Estatutos do Homem” do poeta amazonense Thiago de Mello, o qual tive o prazer de conhecer por ser um grande amigo do meu pai.
***
Todo mundo imigra ou quer imigrar porque tem sonhos que deseja realizar. Foi assim comigo e, provavelmente, é assim com você que está lendo esse artigo. Todo mundo imigra porque tem ambição de conquistar algo. Ambição é fundamental, mas que ela é perigosa isso ela é! Esse substantivo é pura ambiguidade. Ambiguidade Lina? O que você quer dizer?”. Simplificando: faca de dois gumes, dois lados da mesma moeda, Ying Yang, luz e trevas, céu e inferno, bem e mal, Tom e Jerry, Rocky Balboa e o lutador russo, Batman e Coringa, … Essa dicotomia que tanto faz parte da nossa existência nesse planeta.
Se você deseja imigrar, ou já imigrou, ambição será crucial para você atingir sua realização pessoal e profissional. Mas veja os sinônimos positivos de ambição: anseio, pretensão, aspiração e vontade. Todos lindos e dignos de termos em nossas almas, certo? Mas agora veja os sinônimos negativos: ganância, cobiça e cupidez. Todos esses sentimentos podem estar na ambição. Entendeu a ambiguidade que mencionei?
PAGANDO O PREÇO
Quando imigrei em 2009, cheguei em Montreal com o coração cheio de sonhos. Eu tinha muitas ambições e, por isso, decidi pagar o preço de largar um emprego que adorava, uma vida “estável”, minha família e minha zona de conforto para conquistar o que eu aspirava. Minhas ambições, em linhas gerais, eram: crescer como ser humano, conhecer outras culturas, construir uma carreira internacional, fazer um mestrado, conhecer pessoas incríveis e conquistar minha independência.
Passei por muitas situações difíceis e te convido a ler minhas experiências nos demais artigos do meu blog. Mon amour, my dear,, eu precisei manter a ambição (vontade, anseio) para não desistir na caminhada. Se fosse apenas ambição (ganância, cobiça) eu não estaria aqui para contar tantas histórias e, provavelmente, não estaria realizada como estou hoje (www.linadonnard.com, www.missionabroad.org , www.umontreal.ca/brasil ).
QUER VIAJAR PARA FORA? PREPARE-SE PARA VIAJAR PARA DENTRO!
Fato é: quer viajar para fora? Então, antes, viaje para dentro de si e veja quais são suas motivações. Se a motivação for negativa “chances are you will not be able to handle it” (bem provável que você não aguente). No meu trabalho como coach, seja no profissional quanto no coaching acadêmico, eu sempre atendo imigrantes, aspirantes à imigração e o que percebi nesses sete anos de Canadá é que quando o coração não está cheio de amor, generosidade e vontade para o bem, a pessoa vai desanimando e ficando amargurada. O lado negro da ambição vem à tona e o castelo desmorona pois a base não era sólida. Se a pessoa não está firmada na rocha a alma não suporta. Veja bem, eu não estou dizendo que quem passa por esse processo não seja uma boa pessoa. Somos apenas humanos e cheios de ambiguidades por natureza. Imigrar é um luto e uma revolução na alma de qualquer pessoa. Dói mesmo e só quem imigrou entende o tamanho da dor.
Portanto, se a sua motivação não for para a vida, a alma ambiciosa se amargura e entra em trevas. Eu já encontrei muitas pessoas assim. Amarguradas com o Canadá porque o país não correspondeu às suas ambições. Meus amores, não existe esse negócio de imigrar e dar um salto quântico milagroso na vida. Existe muito esforço, alguns anos plantando e desfrutar a colheita do que se plantou. A razão da minha depressão em 2011 (te convido a ler o artigo), foi a ambição apressada de querer que as coisas acontecessem logo como eu ansiava. Fui amargurando, desanimando e me vi em trevas. Experiência mais difícil da minha vida até hoje. Nenhuma tragédia externa aconteceu: ninguém morreu, eu não perdi um grande amor e nem tive nenhum problema de saúde grave. A tragédia aconteceu na minha alma!
A NOSSA MENTE É O NOSSO CAMPO DE BATALHA
A nossa mente é o nosso grande campo de batalha. Com toda humildade e amor no coração, seguem algumas dicas para você que imigrou ou deseja imigrar:
- Nenhum país no mundo oferece uma imigração milagrosa onde você se sente realizado alguns meses depois de se estabelecer no país. Quem vende esse tipo de promessa é CHARLATÃO;
- Prepare-se para plantar muito e levar alguns anos para colher. No Canadá, estima-se que o imigrante leve em torno de 5 anos para atingir sua realização profissional. Esse dado vem de conversas que tive com conselheiros do governo do Québec e pela minha própria observação;
- Se a motivação para imigrar é, sobretudo, fugir dos problemas no Brasil (cansou do emprego, da família, da cidade, do país) sua motivação está equivocada. A motivação deve ser positiva, ou seja, pelo o que você deseja conquistar no novo país e não somente pelo o que você deseja deixar para trás;
- Prepare-se para atravessar o deserto. Meu bem, quem te disse que imigrar é um filme de romance te contou uma mentira deslavada. Imigrar está mais para um filme de drama, ação ou suspense. Verdade que muitas vezes também pode ser uma comédia, mas prepare o lencinho para derramar umas boas lágrimas;
- Sempre olhe para dentro. Tenha momentos de reflexão e faça perguntas essenciais para você mesmo: Qual é a minha real motivação para agir desta forma com meu superior no trabalho? Com meu colega? Com meu professor? Com uma pessoa da minha rede de contatos?;
- Se interesse verdadeiramente pelo seu interlocutor, ou seja, a pessoa que está olhando nos seus olhos. Nada de ser puxa saco de ninguém pelo amor de Deus! As pessoas sentem esse tipo de energia e fugirão de você! Lembre-se: ambição que edifique e nada de vampirizar os outros!;
- Se você olhou para dentro e identificou que sua ambição é para o mal este é o momento de você mudar o seu caminho. Nunca é tarde para ser melhor. Sua hora é agora!;
- Se você identificou que sua ambição é para o mal e pensou “Dane-se, vou atingir meus objetivos custe o que custar. Os fins justificam os meios”, não se engane. What goes around comes around. Colhemos o que plantamos. Digo com tristeza que você será seu próprio juízo;
- E para você seu lindo/sua linda que escolhe o amor e o perdão independente das circunstâncias, tenho algo a te dizer: VOCÊ LACRA! VOCÊ SAMBA NA CARA DA SOCIEDADE! VOCÊ NÃO NASCEU. VOCÊ ESTREIOU! PESSOAS COMO VOCÊ SÃO AS VERDADEIRAS ESTRELAS. CERTAMENTE VOCÊ É FAMOS@ ENTRE OS ANJOS.
- Não importa onde você chegar. Nunca se esqueça de suas origens e de guardar a humildade no coração. Minha oração é que eu e você não percamos jamais a nossa humanidade.
Une seule chose reste interdite. Aimer sans amour. Apenas uma coisa é proibida. Gostar sem amar.
#vemserfeliznocanadá
E para saber mais sobre o meu trabalho e como posso te ajudar, explore meu site e me envie uma mensagem para receber mais informações!
Oii! Meus parabéns pelo lindo texto. Percebi que você é bem humilde só pelas palavras, continue assim. Estou planejando ir morar aí com minha família daqui uns anos, espero poder encontrar muitas pessoas simples como você aí. Tudo de bom, abração forte.
Obrigada pelas palavras carinhosas Fagner! Estou à disposição para ajudar vc e sua família a tirar o Projeto Canadá do papel. Beijo no coração!
Excelente texto!! Inspiradora suas palavras, com certeza sua experiência e simplicidade pode impactar positivamente qualquer pessoa com os projetos de cada um.
Obrigada pelo carinho Josivan! Simplicidade é o grau máximo de sofisticação! Beijos
Adorei Lina. Suas palavras sempre me inspirando, inclusive nessa segunda vez me aventurando fora do Brasil.
Grande abraço!
Obrigada João querido! Fiquei sabendo que você vai para a Escandinávia! Tenho muita vontade de conhecer essas terras um dia. Espero te visitar sooner than later. Beijinhos!
Lina, com a experiência de quem também já foi, voltou para o Brasil e vai para O Canadá de novo, posso dizer que suas palavras são sinceras e autênticas.
Eu confesso que também deixei o lado “negro” da ambição tomar conta e fiquei muito infeliz. Entrei naquela “vibe” de que o Canadá não acolhe bem, de que não deu certo” etc… Mas como diz um grande amigo meu, 50% da cura é VER o problema. Daí quando me vi nesse modelo de pensamento, percebi que estava operando no paradigma que não me traria coisas boas. E como meu amigo diz, os outros 50% da cura é fazer! Mudar aquilo que não te traz alegria.
Que suas ações e palavras inspirem a todos nós!
Beijao
Adorei.