Quer imigrar para o Canadá? Prepare-se para assumir riscos
Te convido a ler este artigo escutando Coldplay!
***
No meu trabalho como consultora, eu já escutei dezenas de vezes “Lina, meu sonho é morar no Canadá, mas eu quero algo seguro, um bom emprego com um bom salário. Só vou sair do Brasil se tiver certeza de que vou me dar bem”. Respondo com toda elegância “Então não vá”.
Não existe imigração sem riscos. Por mais que o Canadá seja um dos países com maior índice de desenvolvimento humano, economia estável, seguro e com taxas de desemprego baixíssimas, imigrar implica em assumir riscos. E só estou falando do mercado de trabalho…. Também é preciso pensar em outras variáveis como o frio, a distância da família, os idiomas, as diferenças culturais entre outros.
Gente, imigrar não é nada romântico. Eu sempre digo isso para as pessoas que atendo e também nas minhas palestras. E não é mesmo! O romance vem mais tarde, quando estamos integrados e mais adaptados. Veja bem, desde o início da minha imigração, apesar dos perrengues, eu também tinha momentos de alegria intensa por estar em Montreal. Basta ler os outros artigos do meu blog. Mas fato é: os primeiros dois anos foram de pura semeadura. Para colher tudo de maravilhoso que estou colhendo hoje, plantei incansavelmente. Tem gente que me diz “Ah Lina… você tem sorte!” Olha, vou te dizer, o tamanho da sua sorte é proporcional ao tamanho do seu esforço. Anota essa frase aí!
“O tamanho da sua sorte é proporcional ao tamanho do seu esforço”
Quando imigrei em 2009, eu deixei uma vida confortável em Belo Horizonte (veja mais sobre essa história no meu primeiro artigo). Decidi arriscar. Ouvi de pessoas que eu amava que eu estava ficando louca e sonhando demais. Ignorei e decidi correr atrás do que me fazia feliz. As respostas estão aí: os frutos do meu trabalho e a minha realização profissional e pessoal.
Calma… ainda não terminei. Imigrar é muito sério! É a sua vida e a vida da sua família! Por isso, pesquise ao máximo. Se informe, anote, leia, estude e economize. Em suma, faça o seu planejamento estratégico! Quanto mais a sua decisão for consciente, mais chances você tem de o seu plano de imigração ser um sucesso.
Nunca, jamais, acredite em propagandas do estilo “Venha viver o seu sonho canadense”. Gente, se te venderem um sonho perfeito muito cuidado! Nenhum país é perfeito, em nenhum lugar do mundo tudo dá certo o tempo todo. Se for fácil demais, desconfie.
Não importa o país que você imigrar, sempre haverá riscos. No Canadá os riscos são menores, pois o país oferece uma estrutura incrível para seus habitantes. As pessoas são civilizadas, a estrutura governamental funciona, os serviços; em geral, funcionam e dá para curtir muito a vida!
Você quer ter uma imigração de sucesso? Então esteja preparado para os dias em que nada vai dar certo. Dias em que as lágrimas escorrerão do seu rosto compulsivamente. Dias de saudade intensa. Dias em que você vai se sentir um peixe fora d’água. E quando esses dias chegarem, não se preocupe. Encare cada um deles, sabe por que? Porque eu e milhares de brasileiros já passamos por isso. Você não será o primeiro nem o último. Não tenha medo do dia mal!
Muitas pessoas querem uma imigração “segura”, porque têm medo dos riscos. Ora… se você deseja resultados diferentes então tenha ações diferentes! Não dá para continuar fazendo a mesma coisa e esperar que tudo mude. Não! Quer imigrar, mudar a sua vida? Então assuma todos os riscos e, se você não se adaptar e resolver voltar para o Brasil, jamais se sinta envergonhado. Imigrar exige muita coragem e, no final das contas, o importante é ser feliz, independente do país!
See you later, alligator! #vemserfelizemmontreal